OMS considera improvável alcançar imunidade de grupo em breve
DATA
25/05/2021 17:08:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



OMS considera improvável alcançar imunidade de grupo em breve

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera improvável que algum país ou comunidade consiga alcançar, brevemente, o elevado nível de imunidade coletiva necessário para controlar a transmissão de COVID-19.

“Os estudos indicam que é preciso que mais de 80% de uma comunidade esteja imunizada para interromper a transmissão, mas os dados que sustentam análises serológicas em todo o mundo revelam que nenhum país adquiriu este nível de imunidade natural”, disse o diretor de emergências sanitárias da OMS, Mike Ryan, citado pela agência Lusa.

Esta posição aplica-se igualmente aos países que viveram surtos graves e onde o novo coronavírus circulou de forma intensa.

“Uma parte substancial da população mundial continua a estar suscetível à infeção”, assegurou o perito.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas