Lusíadas Saúde lança linha telefónica para triagem de doentes
DATA
27/05/2021 10:40:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Lusíadas Saúde lança linha telefónica para triagem de doentes

A nova linha de atendimento telefónico do grupo Lusíadas Saúde permite avaliar clinicamente os doentes antes de se deslocarem às unidades hospitalares. Com base na avaliação do quadro clínico do doente, este será encaminhado, através da Linha de Saúde Lusíadas, para o canal de atendimento mais adequado dentro da oferta de serviços disponível.

 

“A Linha de Saúde Lusíadas oferece apoio e direcionamento clínico para além das nossas portas das nossas Unidades. A personalização e humanização são core para a Lusíadas, com a Linha de Saúde pretendemos garantir o acompanhamento e proximidade com os doentes ainda antes de chegarem às nossas unidades”, adianta, em comunicado, a chief transformation officer da Lusíadas Saúde, Sofia Couto da Rocha.

A responsável salienta ainda que a linha telefónica “não responde a situações de emergência médica”, as quais as pessoas devem levar as pessoas a ligar de imediato para o 112.

Este encaminhamento contempla as unidades de atendimento urgente ou consultas sem marcação, as teleconsultas SOS Pediatria ou adultos, consultas ou teleconsultas de especialidade, entre outros. Em alguns casos, pode ser aconselhada a autovigilância, evitando uma deslocação às unidades.

O novo serviço é “gratuito e está disponível para crianças e adultos, durante todos os dias, das 8h00 às 24h, sendo assegurado por uma equipa de enfermeiros qualificados, que seguem protocolos validados com base nas melhores práticas internacionais”, pode ler-se em nota enviada.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.