Consultas e cirurgias quase a níveis de pré-pandemia
DATA
01/06/2021 11:43:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Consultas e cirurgias quase a níveis de pré-pandemia

A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que houve um aumento de 450 mil consultas e 40 mil cirurgias nos primeiros quatro meses do ano, números já próximos dos registados em 2019.

"Neste momento de menor pressão sobre os cuidados de saúde, é notória já a recuperação. Nos primeiros quatro meses deste ano, a nível hospitalar, observou-se um aumento de 450 mil consultas e 40 mil cirurgias, face ao período homólogo", afirmou Marta Temido, durante a sessão de abertura do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos (OM), que decorre em Coimbra.

"Precisamos e contamos com todos para continuar este caminho", frisou Marta Temido.

A ministra da Saúde destacou ainda a necessidade de recuperar a atividade assistencial, recordando que foram aprovados mecanismos de incentivo financeiro para a realização de atividade assistencial adiada.

Esses incentivos, no plano hospitalar, "já permitiram recuperar mais de 82 mil primeiras consultas e 30 mil cirurgias", apontou, sublinhando que o apoio financeiro foi alargado aos cuidados de saúde primários, que poderá, assim, iniciar a sua atividade em junho

Durante a sua intervenção, a ministra aproveitou para elogiar o esforço dos profissionais de saúde, nomeadamente dos médicos, na resposta à pandemia.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas