COVID-19: Um em cada cinco portugueses já tem vacinação completa
DATA
04/06/2021 15:36:38
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



COVID-19: Um em cada cinco portugueses já tem vacinação completa

O Governo anunciou que mais de dois milhões de pessoas têm a vacinação completa contra a COVID-19, ou seja, um em cada cinco portugueses. Adiantou ainda que Portugal prevê receber 4,5 milhões de doses até ao final do mês.

Até agora, “quase 5,7 milhões de vacinas foram administradas, tendo permitido inocular, com pelo menos uma dose, quase 3,8 milhões de pessoas, das quais mais de dois milhões têm já o esquema vacinal completo”, disse o Ministério da Saúde.

Em comunicado, e no que se refere às faixas etárias de maior risco associado à COVID-19, em Portugal continental, a tutela avança que, 77% dos maiores de 50 anos já recebeu, no mínimo, uma dose de vacina e 39% tem o esquema vacinal completo.

“Confirmando-se o calendário de receção de vacinas previsto, até ao final de junho Portugal deverá receber cerca de 4,5 milhões de vacinas”, refere ainda o comunicado, citando ainda o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes: “Nesta altura em que quase 40% da população portuguesa já tem pelo menos algum nível de proteção e que 20% está já vacinada, estas são boas notícias para todos, uma vez que cada pessoa que é vacinada não se está a proteger apenas a si, mas também aos outros”.

O coordenador da `task force´, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, afirmou que o ritmo de inoculações "está só dependente das vacinas que chegam a Portugal", tendo o país, por agora, capacidade de vacinar 100 mil pessoas por dia, reforçando que, caso seja necessário e com mais horas de trabalho diárias, será possível elevar a fasquia para 120 mil a 140 mil pessoas.

"A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a preparar uma alteração muito significativa. A vacina da Janssen estava limitada a pessoas acima dos 50 anos; e o que os novos dados trouxeram é que o risco, apesar de muito baixo - um em um milhão -, estava essencialmente concentrado no sexo feminino abaixo dos 50 anos. O que se vai fazer é tirar essa limitação ao sexo masculino", afirmou Henrique Gouveia e Melo.

O objetivo da `task force´ é começar a vacinar as pessoas com mais de 20 anos em agosto, prevendo que a vacinação dos portugueses com mais de 30 anos esteja concluída entre o fim de julho e o início de agosto.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas