SPMI organiza curso de Função Respiratória

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar o curso “Função Respiratória – da função ao doente”, a 3 e 4 de julho, em formato online.

O curso pretende dar a conhecer “os fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos do sistema respiratório sobre os quais assenta a avaliação funcional” e destacar os vários métodos de avaliação funcional respiratória, revela a SPMI em comunicado enviado. O curso destina-se a médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, médicos de outras especialidades médicas e a médicos do Ano Comum.

“A avaliação da função respiratória deve ter presente dois princípios fundamentais: o sistema respiratório inclui um conjunto de órgãos que funcionam de forma integrada e interdependente; e o estudo da função respiratória deve ter um contexto clínico claro, que permita escolher os métodos de investigação mais adequados para responder às questões formuladas. São exatamente estas duas vertentes que pretendemos explorar”, afirma o formador responsável do curso, Nuno Cortesão.

As inscrições estão abertas até 13 de junho.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas