IHMT-NOVA em estudo internacional sobre impacto da COVID-19 nos profissionais de saúde

Os professores Tiago Correia e Giles Dussault, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA) coeditam um número especial da revista International Journal of Health Planning and Management, dedicado aos impactos da COVID-19 nos profissionais de saúde.

Intitulado “Saúde Global e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde: Educação, Gestão e Políticas Além da Crise COVID-19”, este número da revista centra-se na melhoria do trabalho em saúde e preparação dos profissionais para enfrentar crises de saúde pública.

O trabalho em questão reúne investigações de vários países, com a finalidade de identificar as condições a que os profissionais de saúde têm estado sujeitos em tempos de pandemia. E a partir daí, tirar lições para o futuro num contexto de saúde global.

Este número especial da revista resulta da colaboração com a Associação Europeia de Saúde Pública, num contributo para as comemorações do Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde, assinalado em 2021, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

*A imagem utilizada é referente à imagem da capa utilizada no número especial.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas