GP Summit dedicada a médicos de família
DATA
15/06/2021 10:39:50
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


GP Summit dedicada a médicos de família

A 1.ª edição do Global Physician Summit - Family Medicine Edition vai juntar os médicos de família, a 17 e 18 de junho, numa conferência virtual que pretende capacitar este grupo de profissionais nas vertentes da gestão, organização e comunicação, inspirando práticas inovadoras.

“Temos a certeza de que será inesquecível, não só pela qualidade, como também pela inovação que traz à formação médica contínua”, sublinha a equipa organizadora, constituída por Inês Campos Costa, Nuno Capela e Tiago Taveira-Gomes.

O programa foi construído de forma alargada e criativa, incluindo conferências sobre temas clínicos – insuficiência cardíaca, lesões ortopédicas, interações farmacológicas, doença renal crónica, diabetes ou depressão – incluindo intervenções dedicadas a temas mais práticos do dia a dia do médico de família, como a criação de um processo assistencial integrado, a organização de uma pasta partilhada, a comunicação e a inteligência emocional em ambiente de consulta.

A organização criou ainda o GPQuiz, jogo didático baseado em questões de escolha múltipla para ajudar na consolidação de conhecimentos entre os participantes. É também necessário completar desafios escondidos nas sessões, na exposição científica e na exposição técnica.

“Esta iniciativa permitirá aos colegas refinar competências ao longo da carreira profissional de um modo leve, informal e divertido, nas três grandes vertentes que pautam o trabalho da Medicina Geral e Familiar (MGF) – a clínica, a gestão e a visão holística”, afirma Tiago Taveira-Gomes, acrescentando que o GPSummit pode ser encarado como formação “complementar às demais iniciativas pensadas para os médicos de família”.

Na mesma linha, Inês Campos Costa acredita que “um evento de referência na área da MGF tinha de abordar temas técnicos, mas também temas relacionais, sociais e de gestão”.

“Perante um volume de informação que cresce continuamente”, diz Nuno Capela, “o GP Summit constitui uma ferramenta que ajuda os clínicos no processo de atualização de conhecimentos, pois os conteúdos são abordados de forma a ir ao encontro das necessidades dos médicos de família e são entregues de uma forma objetiva e prática, para que possam ser exequíveis e impactantes”.

Este evento, cujo mote é “Vem inspirar o futuro!”, conta com a presença de vários oradores da área da saúde, e a participação do músico, Pedro Abrunhosa, autor do tema “Arte e Ciência, busca permanente”.

Concebida por médicos de família para médicos de família, esta edição tem o apoio da Presidência da República e da Ordem dos Médicos (OM) e é acreditado internacionalmente.

Mais informações na página do evento.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas