SPP apresenta guia para teleconsulta em doenças respiratórias
DATA
16/06/2021 14:13:54
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



SPP apresenta guia para teleconsulta em doenças respiratórias

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), com o apoio da BIAL, vai apresentar, numa sessão virtual, já no próximo dia 19 de junho, o documento “Teleconsulta aplicada à patologia respiratória”. O objetivo é fornecer aos profissionais de saúde um guia com um conjunto de orientações sobre teleconsulta específica para cada doença respiratória.

Em  nota enviada, a SPP releva que “a pandemia acelerou a necessidade de recorrer à teleconsulta no sentido de manter o contacto entre médicos e doentes, sendo esta uma solução que, apesar de estar há muito pensada, ainda não tinha sido devidamente implementada”; e que, numa fase pós-pandémica, a teleconsulta continuará “a ser uma ferramenta útil, concretamente também no acompanhamento de doentes respiratórios, pelo que se torna fundamental a existência de linhas orientadoras para as diferentes patologias”.

O documento elaborado por um painel de pneumologistas será apresentado no âmbito do Fórum das Comissões da SPP. Marcada para as 9h00, esta sessão conta com a participação dos pneumologistas envolvidos na elaboração do documento e com moderação da apresentadora Fátima Lopes.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas