OM: maioria dos hospitais começa lentamente a recuperar formação de médicos
DATA
24/06/2021 14:27:50
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


OM: maioria dos hospitais começa lentamente a recuperar formação de médicos

A Ordem dos Médicos (OM) alerta que a maior parte dos hospitais, devido à pandemia, “só agora” está a recuperar os ciclos de formação de clínicos, o que pode resultar em atrasos na colocação de especialistas.

Os hospitais sofreram, genericamente, “um grande impacto, interrompendo muitos ciclos de formação, nomeadamente estágios, e só agora é que se começa a recuperar um pouco”, adiantou à Lusa o presidente do Conselho Regional Sul da OM, Alexandre Valentim Lourenço.

Segundo o responsável, este atraso de cerca de um ano na formação dos médicos poderá levar a que vários hospitais “estejam à espera de ter especialistas que não vão ter”.

Alexandre Valentim Lourenço sublinhou, ainda, que se verifica um “crescente número de médicos a fazer a especialidade em hospitais privados”, o que já acontece há alguns anos, mas que foi evidenciado com a pandemia. Isto significa que esses hospitais “têm muitas vezes maiores capacidades de resolver problemas, porque não estão sob alçada de normas centrais políticas”, o que lhes confere “mais liberdade quer para contratar, quer para proporcionar melhores estágios”, concluiu.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas