VIH: Gilead e Tonic App juntam-se para disponibilizar conteúdos aos médicos
DATA
02/07/2021 16:59:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



VIH: Gilead e Tonic App juntam-se para disponibilizar conteúdos aos médicos

A companhia farmacêutica Gilead Sciences e a plataforma digital de saúde Tonic App, anunciaram o lançamento, naquela aplicação médica, de conteúdos relevantes sobre a infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). Esta parceria levou à disponibilização, na Tonic App, de árvores de decisão clínica para o diagnóstico, tratamento e referenciação da infeção por VIH.

De forma a garantir a qualidade técnica e científica da informação, as árvores foram desenvolvidas pelo médico infeciologista do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), com o apoio científico da médica infeciologista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHLN), Alexandra Zagalo, e do médico de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHULC), Eugénio Teófilo.

“Atualmente, no contexto epidemiológico nacional, aumentar as oportunidades de rastreio e referenciação dos doentes continua a ser uma prioridade, de forma a reduzir a apresentação tardia e a promover o acompanhamento das pessoas que vivem com VIH, pelos respetivos especialistas. Acreditamos que a parceria com a Tonic App constitui uma forma inovadora de concretizar este desígnio”, afirma a diretora médica da Gilead Sciences Portugal, Cláudia Delgado.

Eugénio Teófilo acrescenta que “o acesso a informação credível e atualizada, num formato sucinto, é fundamental para auxiliar os especialistas a cuidarem das pessoas com VIH, promovendo a sua qualidade de vida”.

“Estamos felizes por termos a oportunidade de trabalhar com a Gilead, numa área tão importante como o VIH. Sei que, em conjunto, vamos conseguir ajudar os médicos – e os seus doentes – na gestão desta infeção tão séria, mas que hoje em dia, desde que diagnosticada atempadamente, e com os tratamentos atualmente disponíveis, permite atingir uma boa qualidade de vida”, assinala, por seu turno, a médica e CEO da Tonic App, Daniela Seixas.

O número de novos casos de VIH em Portugal tem vindo a diminuir desde 2000. No entanto, até 2019 foram identificados 61.433 casos de infeção, dos quais 22.835 atingiram o estádio de SIDA. Por esse motivo, há ainda a necessidade de acabar com o estigma e de continuar a investir na consciencialização de não serem só os grupos de risco que beneficiam ao realizar o rastreio da infeção.

No caso de ser médico, pode consultar a Tonic App através do link.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.