STOP Enxaqueca lança e-learning para especialistas de MGF
DATA
09/07/2021 09:23:16
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



STOP Enxaqueca lança e-learning para especialistas de MGF

A enxaqueca é uma “doença comum, que afeta os dois sexos e todas as idades, e cujas queixas motivam frequentemente o recurso às consultas de Medicina Geral e Familiar”. Partindo deste pressuposto, a plataforma STOP Enxaqueca lançou um e-learning dedicado aos médicos de família e assinado pela neurologista Liliana Pereira, em que são abordadas as diferentes vertentes desta patologia.

 

Ao longo de cerca de uma hora, a especialista responde a oito perguntas-chave que procuram promover uma melhor compreensão da enxaqueca, desde a sua definição e epidemiologia, passando pelas manifestações clínicas e diagnóstico, fisiopatologia, opções de tratamento e terminando no “papel crucial” do médico de Medicina Geral e Familiar, na gestão do utente com enxaqueca.

“A enxaqueca é uma doença neurológica crónica caracterizada por episódios recorrentes de cefaleia, tipicamente unilateral, intensa e pulsátil, que se acompanha de sinais neurológicos e sistémicos muito variados, como fotofobia e fonofobia, náuseas e vómitos”, contextualiza Liliana Pereira.

Trata-se de uma patologia muito prevalente, sobretudo, na população em idade ativa, e que confere uma “incapacidade importante durante as crises”, levando à perda de produtividade e ao consumo de recursos médicos, além de apresentar um grande impacto a nível pessoal e familiar.

O e-learning, intitulado “Enxaqueca na Prática Clínica: Do Diagnóstico ao Tratamento para Especialistas”, está disponível, exclusivamente para profissionais de saúde, AQUI.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas