COVID-19: Bastonário da OM considera que vacinação obrigatória é “um não assunto em Portugal”
DATA
14/07/2021 10:15:25
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


COVID-19: Bastonário da OM considera que vacinação obrigatória é “um não assunto em Portugal”

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, disse que tornar obrigatória a vacinação contra a COVID-19 “é um não assunto em Portugal”, por essa possibilidade não respeitar a Constituição e por considerar que no País existe adesão à vacina.

“A imensa maioria dos profissionais de saúde, para não dizer a quase totalidade, aceitou ser vacinada. Portanto, é um problema que não se coloca”, referiu o bastonário, em declarações à agência Lusa.

Para Miguel Guimarães, é necessário ser razoável. Apelou ao bom senso e defendeu a necessidade de “educar as pessoas, motivá-las para aceitarem ser vacinadas, porque a vacina é extraordinariamente importante para combater a pandemia” e, sublinha, “é fundamental para se conseguir rapidamente controlar a situação de uma forma eficaz”.

Importa transmitir que “a vacina é segura, tem um impacto brutal no curso da pandemia” e reduz bastante a doença grave e a letalidade em caso de infeção.

Aderir à vacinação é também determinante neste caminho para a imunidade de grupo, porque, reitera o bastonário, “só nessa altura a vacina passa a proteger também os outros e não apenas quem a toma”.

Miguel Guimarães alertou, ainda, que os mais novos parecem revelar-se os “menos motivados para ser vacinados”, pelo que entende fazer sentido “desenvolver uma estratégia de comunicação” orientada para os jovens, de forma a incentivá-los.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas