Infarmed investiga lote de vacinas da Janssen depois de episódios de desmaios
DATA
15/07/2021 17:17:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Infarmed investiga lote de vacinas da Janssen depois de episódios de desmaios

Reações adversas após a toma da vacina da Janssen, envolvendo episódios de desmaios de alguns utentes no Centro Municipal de Vacinação de Mafra para a COVID-19, levaram à abertura de uma investigação pelo Infarmed, que anunciou, paralelamente, a suspensão temporária do respetivo lote “até as devidas averiguações estarem concluídas”.

A autoridade nacional do medicamento fez saber, em comunicado, que “não foram reportados, até à presente data, suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado”.

Entretanto, o Infarmed adianta ter dado “início um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina naquele local de vacinação, assim como, suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas”, sublinha o regulador, “no seguimento dos casos de reações adversas (síncope), notificados com a vacina da Janssen” no referido centro.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas