Hospital Fernando Fonseca cria centro de treino para cirurgiões

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) implementou um centro de treino e simulação cirúrgica. Este centro tem o objetivo de proporcionar a realização de treinos e testes aos cirurgiões e equipas, permitindo melhorar as suas competências técnicas.

“O treino é fundamental em cirurgia, pois é ele que permite a destreza necessária para que os procedimentos sejam realizados com maior segurança”, refere o diretor do Serviço de Cirurgia Geral, Vítor Nunes.

A utilização de recursos tecnológicos, como é o caso do vídeo, que também está a ser utilizado pelos profissionais, permite o registo dos treinos para posterior análise.

“Com esta sala, os profissionais do HFF dispõem de um recurso que é uma mais-valia para a prestação dos cuidados de saúde aos nossos utentes, numa área que tem uma expressão relevante na atividade hospitalar”, conclui Vítor Nunes.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas