COVID-19: DGS recomenda vacinação universal das crianças dos 12 aos 15 anos
DATA
10/08/2021 14:58:05
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



COVID-19: DGS recomenda vacinação universal das crianças dos 12 aos 15 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos. A decisão surge depois de analisados “novos dados disponibilizados nos últimos dias”, em concreto os impactos registados nos “mais de 15 milhões adolescentes vacinados nos Estados Unidos e na União Europeia” que revelaram ser “extremamente raros” os casos de miocardites e pericardites.

Tendo em conta os novos dados, a vacina contra a COVID-19 deverá começar a ser ministrada em breve.

“Está aberto o caminho para a vacinação”, disse Graça Freitas, sublinhando que não se pode criar a “expectativa de que é hoje que começa”, uma vez que está dependente do plano de vacinação da 'task force’ que coordena este processo.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas