WireLOX apresenta resultados promissores na gestão de oxigénio no domicílio
DATA
26/08/2021 16:06:01
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




WireLOX apresenta resultados promissores na gestão de oxigénio no domicílio

Uma tecnologia de monitorização remota aplicada a doentes com terapias respiratórias que requeiram o uso de oxigénio líquido, permitindo controlar os respetivos níveis, à distância e em tempo real, relativos ao domicílio de cada doente. Assim é o WireLOXTM, projeto que já ultrapassou a sua fase de teste.

“Os resultados deste projeto-piloto são bastante promissores. Em um dos testes elaborados, com a duração de cinco dias, foi possível assistir ao decréscimo gradual do nível de oxigénio em função do consumo real e observar a subida da quantidade (…) reportada mediante reposição”, revela Leonel Lourenço, gestor de projetos da Linde Saúde, em comunicado.

Entretanto, estão a ser revistos os resultados desta prova de conceito e o dispositivo prepara-se para um teste em escala industrial, no propósito de impulsionar o nível de conhecimento da tecnologia e a respetiva utilização em massa, garantindo, igualmente, a segurança dos utentes.

O WireLOXTM é fruto da agregação de diferentes competências num projeto em consórcio com o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), que conseguiu desenvolver uma solução robusta, mas simples, permitindo que em apenas seis meses fosse criado um protótipo, elaborado um protocolo de atuação e executados testes em contexto de laboratório e em contexto real.

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.