Requalificação do IPO de Coimbra com investimento de 27,9 milhões de euros
DATA
09/09/2021 14:44:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Requalificação do IPO de Coimbra com investimento de 27,9 milhões de euros

Num prazo de dois anos, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra conta ter concluída a requalificação do edifício da Cirurgia e Imagiologia, obra orçada em 27,9 milhões de euros.

A “intervenção (…) marcará de forma inexorável o IPO de Coimbra, a cidade e a região, uma vez que vai contribuir para uma melhoria significativa no cuidar do doente oncológico”, sublinha em comunicado enviado à agência Lusa, o conselho de administração daquela instituição de saúde.

A referida nota adianta que “esta obra implicará alterações no ‘campus’ hospitalar e área envolvente necessárias à sua execução, garantindo a atividade do IPO de Coimbra e a segurança de doentes e profissionais”.

O plano de requalificação global daquele ‘campus’ de saúde contempla, igualmente, a edificação de um novo bloco operatório, servido de duas salas cirúrgicas, em que será investido 1,8 milhões de euros.

O IPO de Coimbra estende os seus investimentos ao Setor de Virologia – integrado no Laboratório de Patologia Clínica – através de uma reconfiguração com um custo estimado de 200 mil euros, visando “capacitar a instituição e a região Centro de uma infraestrutura cabal do ponto de vista técnico e científico" para dar resposta laboratorial ao diagnóstico da COVID-19.

Finalmente, foram adquiridos dois novos aceleradores lineares, no valor total de 5,8 milhões de euros: a instalação do primeiro aconteceu em abril, estando apontada para novembro a chegada do segundo.

Investir na Saúde é também investir na Formação
Editorial | Carlos Mestre
Investir na Saúde é também investir na Formação

Em março de 2021 existia em Portugal continental um total de 898.240 pessoas sem Médico de Família (MF) atribuído, ou seja, 8,7% da população não tem um acompanhamento regular com todas as medidas preventivas e curativas inerentes ao papel do especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF).

Mais lidas