IPO Coimbra instala segundo acelerador linear
DATA
10/09/2021 16:33:35
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


IPO Coimbra instala segundo acelerador linear

É já amanhã, 11 de setembro, que o segundo acelerador linear é instalado no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO Coimbra). O novo equipamento incorpora características, desde logo tecnológicas, que permitem tratamentos com técnicas avançadas de radioterapia, tais como radioterapia de intensidade modulada, arcoterapia volumétrica – também com intensidade modulada – radioterapia estereotáxica de fração única e com hipofracionamento.

O IPO Coimbra sublinha, em comunicado, que os dois novos aceleradores lineares representam “um investimento superior a 5,8 milhões de euros”, vindo substituir equipamentos de megavoltagem, em atividade há mais de uma década. 

“Aumentar a capacidade de resposta às necessidades dos doentes de toda a Região Centro, particularmente no que diz respeito à complexidade das técnicas de tratamento, (…) quer na precisão, quer na segurança da radioterapia prescrita”, são vantagens dos novos equipamentos destacadas na mesma nota. É enfatizada ainda, “a capacidade de tratamento de forma eficiente, clinicamente efetiva”.

O IPO de Coimbra releva que a aquisição destes aceleradores lineares vem reforçar o seu posicionamento como “instituição de referência” nos tratamentos de radioterapia, fortalecendo e consubstanciando a rede assistencial em radioncologia.

Investir na Saúde é também investir na Formação
Editorial | Carlos Mestre
Investir na Saúde é também investir na Formação

Em março de 2021 existia em Portugal continental um total de 898.240 pessoas sem Médico de Família (MF) atribuído, ou seja, 8,7% da população não tem um acompanhamento regular com todas as medidas preventivas e curativas inerentes ao papel do especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF).

Mais lidas