Linfoma: APCL pretende aumentar literacia dos portugueses

“Dar resposta ao linfoma”. Isto mesmo motivou a iniciativa lançada pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), com o apoio da Roche, que deseja incrementar, junto da população portuguesa, a literacia sobre esta doença. A ação surge no âmbito do Dia Mundial do Linfoma, que se assinala a 15 de setembro.

A APCL realizou durante o mês de julho, através das suas redes sociais, uma consulta pública reveladora de que os portugueses têm várias dúvidas acerca da patologia. Entretanto, essas dúvidas foram transformadas em perguntas que ganham agora a forma de vídeos, personalizados na participação do ator e humorista Rui Unas e do ator Filipe Vargas. Tópicos relacionados com a alimentação, tratamentos disponíveis, ensaios clínicos ou sequelas da doença são algumas das perguntas respondidas pelos médicos convidados.

O linfoma é uma doença em que as células tumorais são os linfócitos — um tipo de glóbulos brancos — cuja missão é proteger contra infeções, tendo origem na medula óssea.

Esta iniciativa está disponível no canal de YouTube da APCL, num convite aberto às pessoas que vivem com linfoma, aos seus cuidadores e à população em geral.

Investir na Saúde é também investir na Formação
Editorial | Carlos Mestre
Investir na Saúde é também investir na Formação

Em março de 2021 existia em Portugal continental um total de 898.240 pessoas sem Médico de Família (MF) atribuído, ou seja, 8,7% da população não tem um acompanhamento regular com todas as medidas preventivas e curativas inerentes ao papel do especialista em Medicina Geral e Familiar (MGF).

Mais lidas