APCL com novas Jornadas Virtuais sobre doenças hemato-oncológicas

A 2.ª edição das Jornadas Virtuais da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) acontecem já a 24 e 25 de setembro. “Uma visão sobre as doenças hemato-oncológicas em Portugal” é, desta vez, o tema central, o motivo que convoca a assinalar o mês de consciencialização dos cancros do sangue.

O primeiro dia das jornadas, logo a partir das 14h30, percorre tópicos tão pertinentes como “Viver com Mieloma Múltiplo: novas terapêuticas, desafios e expetativas”, “Síndromes Mielodisplásticas”, “Sexualidade e fertilidade: doentes hemato-oncológicos” e “Impacto da pandemia na vida dos doentes com cancros do sangue – Próximos passos”.

Em relação ao segundo dia, que tem início às 9h30, a agenda contempla um conjunto de temáticas, designadamente “O que é o transplante de medula óssea? Em que fase da doença é feito? Por que razões?”, “Sobrevivi a um cancro do sangue e agora? Como retomar a vida?”, “Conviver com um tumor do sangue – Uma abordagem multidisciplinar” e “Terapia celular traduzida para linguagem comum”.

Além da participação da Direção-Geral da Saúde (DGS), Infarmed e Apifarma, o evento é valorizado pelo contributo de vários profissionais de saúde e especialistas das áreas associadas ao tratamento dos doentes hemato-oncológicos (hematologia, psiquiatria e psicologia, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas), bem como testemunhos de doentes e sobreviventes de cancros do sangue.

A sessão de abertura das jornadas é da responsabilidade do presidente da APCL, Manuel Abecasis, e o encerramento cabe ao vice-presidente da associação, Carlos Horta e Costa.

“Depois do sucesso das primeiras jornadas nacionais da APCL, decidimos promover uma segunda edição dando uma vez mais espaço à partilha e troca de conhecimentos e experiências sobre as doenças hemato-oncológicas em Portugal”, sublinha Manuel Abecasis.

O modelo digital "permite-nos juntar em segurança várias entidades de relevância, especialistas e doentes, assim como os participantes, que certamente encontram neste formato uma maior facilidade de participação”, assinala Carlos Horta e Costa.

A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita aqui. O programa pode ser consultado no site da APCL.

A segunda edição das Jornadas Virtuais da APCL conta com o apoio da Abbvie, AMGEN, Astellas Farma, AstraZeneca, Celgene, Gilead, Janssen, Novartis, Pfizer Onocology, Roche, Sanofi Genzyme e Takeda.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas