O agradecimento aos médicos portugueses de MGF

Na cerimónia de abertura do 38.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (ENMGF), a palavra de ordem foi “agradecimento”. Os palestrantes deixaram uma mensagem de reconhecimento pelo profissionalismo e trabalho desempenhados pelos especialistas em MGF, sobretudo durante a pandemia. 

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Nuno Jacinto, enalteceu o esforço e dedicação de todos os profissionais de saúde.

“Somos os médicos da linha da frente. Não fomos chamados da forma mais adequada e justa [ao combate à COVID-19], mas cumprimos sempre o que nos foi pedido. (…) Nós não abandonamos os nossos utentes. Mesmo que discordemos do que nos pedem, continuamos ao lado deles”, afirmou. Nuno Jacinto aproveitou a oportunidade para sublinhar a importância de uma formação “rigorosa, sólida e exigente” dos especialistas em MGF.

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), que também esteve presente na cerimónia, referiu-se a Nuno Jacinto como o representante “dos médicos que são o sustentáculo (...), que fazem, de facto, a diferença”. Na sua opinião, a MGF é uma especialidade que “merece ser apoiada, acarinhada e incentivada”.

Miguel Guimarães terminou o seu discurso dizendo que os médicos de família (MF) “honraram a Medicina portuguesa”.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, fechou a cerimónia com um “agradecimento profundo do Estado português aos médicos de MGF”, destacando o papel de Nuno Jacinto na valorização do MF.

Esta sessão contou, ainda, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas