Webinar dedicado à gravidez e COVID-19

“Vírus, Gravidez e Problemas Emergentes”. É este o nome do webinar, a acontecer a 16 de outubro pelas 13h00, no âmbito das Segundas Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). A sessão conta com a participação do virologista Pedro Simas e a moderação ficará a cargo de especialistas de Medicina Interna e Obstetrícia.

“Esta é uma oportunidade a não perder", afirma o coordenador do NEMO, Pedro Correia Azevedo, sublinhando que todas as mulheres grávidas ou que pretendam engravidar vão poder colocar questões e esclarecer dúvidas ou receios sobre a gravidez e o risco de infeção por COVID-19.  

Como em Portugal as mulheres engravidam cada vez mais tarde, existe um potencial cada vez maior para a existência de patologia crónica associada, nomeadamente hipertensão arterial e diabetes mellitus. Segundo dados recentes, são estas doenças crónicas que parecem estar associadas ao aumento do risco da COVID-19 e a abordagem multidisciplinar destas mulheres grávidas é essencial.

E mesmo que a informação ainda não suficientemente robusta, “(…) a COVID-19 parece não aumentar o risco de malformações congénitas”, assinala Pedro Correia Azevedo. “À luz dos conhecimentos atuais”, acrescenta o coordenador do NEMO,  não é de excluir, para já, “uma associação entre a infeção COVID-19 e o aumento de parto pré-termo (antes das 37 semanas) e a rotura prematura de membranas (bolsa de águas)”.

Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?
Editorial | António Luz Pereira
Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?

Nestes últimos dias tem sido notícia o número de vagas que ficaram por preencher, o número de jovens Médicos de Família que não escolheram vaga e o número de utentes que vão permanecer sem médico de família. Há três grandes razões para isto acontecer e que carecem de correção urgente para conseguir cativar os jovens Médicos de Família.

Mais lidas