Webinar destaca hot topics da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

No próximo dia 12 de outubro, pelas 19h00, o Jornal Médico promove o webinar dedicado à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), subordinado ao tema “Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono - Hot Topics”. Com o apoio da VitalAire, a sessão tem como objetivo abordar temas de interesse relacionados com esta problemática, contando com o contributo de especialistas na área.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma patologia comum e que tem grande impacto na qualidade de vida, no humor, na morbilidade cardiovascular e na mortalidade. 

O diagnóstico clínico é confirmado por polissonografia ou poligrafia do sono e a pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) é o tratamento de primeira linha para doentes com SAOS moderada a grave.

Com a pandemia diminuiu a capacidade de resposta para a realização de estudos polissonográficos do sono, em laboratório e, consequentemente, aumentou a necessidade da realização dos estudos do sono no domicílio, com um incremento na utilização dos estudos nível II e III. 

Mafalda Van Zeller, assistente hospitalar de Pneumologia no Centro Hospitalar e Universitário de São João, irá abordar a temática “Estudos do Sono domiciliários: indicações e interpretação”, onde nos dará uma perspetiva de qual o posicionamento dos estudos domiciliários na avaliação diagnóstica nos dias que correm, e se será este meio de diagnóstico no domicílio o futuro.  

A dar continuidade à temática, Susana Sousa, assistente hospitalar graduada de Pneumologia e coordenadora da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), focará o follow-up do doente em tratamento com CPAP, e se “Deve a avaliação da compliance do doente basear-se apenas nos dados clínicos?”. Um tema possivelmente controverso e que vem trazer outra perspetiva na avaliação do doente. 

A inexistência de melhoria na sintomatologia/qualidade de vida prévias à instituição do tratamento pode levar à não aceitação a prazo, levando muitas vezes à desistência do tratamento. Mantendo o foco no doente, David Rudilla, psicólogo no Hospital Universitario de La Princesa e Patients and Outcomes Research Manager na Air Liquide, com o tema “Fatores preditivos de adesão e qualidade de vida na SAOS”, irá rever os fatores que podem prever a adesão do doente assim como algumas estratégias que podem aumentar a adesão do doente ao CPAP.

Este webinar conta com a moderação de Paula Pinto, pneumologista, Secretária da Associação Portuguesa do Sono e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?
Editorial | António Luz Pereira
Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?

Nestes últimos dias tem sido notícia o número de vagas que ficaram por preencher, o número de jovens Médicos de Família que não escolheram vaga e o número de utentes que vão permanecer sem médico de família. Há três grandes razões para isto acontecer e que carecem de correção urgente para conseguir cativar os jovens Médicos de Família.

Mais lidas