Projeto de exercício físico para doentes com leucemia e linfomas
DATA
08/10/2021 14:11:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Projeto de exercício físico para doentes com leucemia e linfomas

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) lançou um projeto de vídeos online, cujo objetivo é promover a atividade física junto dos doentes e familiares.

“Mais Momento Mais Vida”. É este o nome da iniciativa  desenvolvida de forma “a que os doentes e familiares possam acompanhar os exercícios a partir de casa, sem necessidade de equipamento especial”, realçou à agência Lusa a presidente da APLL, Isabel Barbosa.

Segundo a responsável, a atividade física “desempenha um papel particularmente relevante na vida dos doentes, uma vez que promove a mobilidade, a força muscular, a socialização e a diminuição do isolamento dos indivíduos”.

O primeiro vídeo será dedicado “à ginástica e à atividade física”, disse Isabel Barbosa, revelando que os seguintes vão abordar temas como a psicologia e a reabilitação.

Este projeto surge depois de a APLL ter assinalado, em setembro, o mês de consciencialização das doenças malignas de sangue e após a constatação de que,“durante a pandemia, manter a rotina de atividade física foi um processo particularmente difícil”, disse.

Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?
Editorial | António Luz Pereira
Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?

Nestes últimos dias tem sido notícia o número de vagas que ficaram por preencher, o número de jovens Médicos de Família que não escolheram vaga e o número de utentes que vão permanecer sem médico de família. Há três grandes razões para isto acontecer e que carecem de correção urgente para conseguir cativar os jovens Médicos de Família.

Mais lidas