Bastonário da OMD inicia roteiro “Medicina Dentária no SNS”
DATA
11/10/2021 09:42:57
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Bastonário da OMD inicia roteiro “Medicina Dentária no SNS”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) iniciou, hoje, o roteiro “Medicina Dentária no SNS”, no Centro de Saúde de Leça da Palmeira, em Matosinhos. Até quinta-feira, Miguel Pavão vai visitar várias unidades das cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) do País para ver as condições de trabalho dos médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

O projeto “Saúde Oral para todos” foi lançado pelo Governo em 2018 e previa a inclusão de consultas de Medicina Dentária em, pelo menos, um centro de saúde em cada Agrupamento de Centros de Saúde (ACE) até 2019. Um plano que está longe de ser cumprido.  

O bastonário da OMD “quer avaliar no terreno os avanços alcançados e recolher informações sobre o que ainda falta fazer para garantir consultas de saúde oral nos cuidados de saúde primários garantidos a todos os portugueses”, pode ler-se em comunicado. 

Pretende também avaliar as condições de trabalho dos médicos dentistas que colaboram em gabinetes de saúde oral espalhados pelas cinco ARS, bem como as carências existentes a nível nacional. 

As conclusões serão divulgadas no final do roteiro. 

Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?
Editorial | António Luz Pereira
Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?

Nestes últimos dias tem sido notícia o número de vagas que ficaram por preencher, o número de jovens Médicos de Família que não escolheram vaga e o número de utentes que vão permanecer sem médico de família. Há três grandes razões para isto acontecer e que carecem de correção urgente para conseguir cativar os jovens Médicos de Família.

Mais lidas