Carlos Robalo Cordeiro reeleito diretor da FMUC
DATA
12/10/2021 14:40:12
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Carlos Robalo Cordeiro reeleito diretor da FMUC

O professor catedrático e pneumologista Carlos Robalo Cordeiro foi reeleito diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) para o biénio 2021-2023. Desta forma, dará continuidade ao Plano de Ação (PA) que sustentou a candidatura apresentada em 2019, o qual incide em quatro áreas estratégicas: ensino e formação, investigação científica e desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços, gestão, organização e recursos, relações institucionais, parcerias e internacionalização.

Pese embora todos os constrangimentos relacionados com a pandemia que marcaram o anterior mandato, Carlos Robalo faz um balanço positivo. “Apesar de muitos projetos terem sido adiados, assistimos a uma verdadeira onda de coesão e solidariedade que se fez notar nas mais variadas ocasiões. O corpo docente, assim como toda a escola, tudo fez para minimizar os danos e não colocar em causa o plano formativo dos estudantes, ainda que tenham sido suspensas temporariamente as aulas práticas de medicina que envolviam contacto com doentes”, revela.

O agora eleito dirigente da FMUC é também diretor Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e presidente da Sociedade Respiratória Europeia (European Respiratory Society – ERS).

Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?
Editorial | António Luz Pereira
Se os jovens Médicos de Família querem permanecer no SNS e se o SNS precisa deles, o que falta?

Nestes últimos dias tem sido notícia o número de vagas que ficaram por preencher, o número de jovens Médicos de Família que não escolheram vaga e o número de utentes que vão permanecer sem médico de família. Há três grandes razões para isto acontecer e que carecem de correção urgente para conseguir cativar os jovens Médicos de Família.

Mais lidas