Vacinação simultânea contra gripe e COVID-19 arranca hoje
DATA
18/10/2021 10:14:26
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Vacinação simultânea contra gripe e COVID-19 arranca hoje

A administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a COVID-19 arranca hoje em Portugal continental. A Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê vacinar cerca de dois milhões de pessoas nessa modalidade.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu que está “tudo preparado” para, a partir de hoje, iniciar a coadministração das duas vacinas a pessoas com idade igual ou superior 65 anos, conforme noticia a agência Lusa. Esta prática realizada em Portugal e no mundo insere-se no âmbito dos programas nacionais de vacinação, que pretendem otimizar os esquemas vacinais recomendados.

A DGS avançou que os dados analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 demostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma das duas vacinas. Estes dados incluem os resultados da reunião do grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) em matéria de vacinação.

A informação até agora disponível sugere a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que não existe evidência de alteração da resposta imunológica.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas