II CNMSP: reflexão sobre o futuro da Saúde Pública

O II Congresso Nacional dos Médicos de Saúde Pública (CNMSP), agendado para 4 e 5 de novembro, em Amarante, pretende ser um espaço de partilha e debate acerca do trabalho e papel desempenhados pelos Médicos de Saúde Pública (MSP).

Este encontro, dois anos após a primeira edição, será “um ponto de paragem e reflexão sobre o futuro desta especialidade médica”, anuncia a organização no site oficial da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMPS).

Deste modo, a comissão organizadora idealizou um programa dedicado aos seguintes temas:  colaboração civil-militar no âmbito da preparação e resposta a emergências de saúde; o papel da especialidade na comunidade; a subespecialização em Saúde Pública e a reforma da mesma.

No final do congresso será abordado o impacto da pandemia na capacidade de os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serem atingidos no prazo definido e de que forma a especialidade pode contribuir para minimizar essas consequências.

Consulte mais informações aqui.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas