Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos
DATA
19/10/2021 11:31:07
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) deixou um alerta para a existência de dois websites ilegais de venda de medicamentos dirigidos ao público português, destacando os riscos para a saúde por não ser possível assegurar a sua segurança, qualidade e autenticidade.

 

Em nota divulgada, o Infarmed esclarece que estes sites, nomeadamente “remedioseguros.com e pt.treated.com, não se encontram domiciliados em Portugal e não se trata de farmácias ou locais autorizados à venda de medicamentos por autoridades reguladoras da União Europeia”.

Alerta igualmente que a compra de fármacos através de websites ilegais coloca em “risco a saúde de quem adquire esses produtos”, dado que não é possível “assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos medicamentos adquiridos a entidades não reguladas e não autorizadas”.

“Caso os portugueses pretendam adquirir medicamentos através da internet devem fazê-lo através dos meios autorizados para tal”, sublinhou, lembrando que, em Portugal, apenas as “farmácias e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados pelo Infarmed podem vender medicamentos ao público através da internet”.

A autoridade deixa uma recomendação para que os cidadãos se aconselhem com o seu médico antes de tomarem qualquer medicamento.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas