PSOFriends. É este o nome da série humorística que a Associação Portuguesa da Psoríase (PSOPortugal) vai lançar no próximo dia 29 de outubro, a propósito do Dia Mundial da Psoríase.
Esta série, protagonizada por jovens com psoríase e sem experiência prévia como atores, pretende espelhar o dia a dia de quem sofre com esta patologia. Luís Filipe Borges, também ele com a doença, é responsável pelo casting, guião, encenação e direção de atores.
“Uma série que retrata a força da amizade e a importância da empatia, que derruba mitos e preconceitos. E vai mesmo mais além, mostrando que ninguém está sozinho e que a aceitação existe, a dos outros e, acima de tudo, a de si próprio. Com leveza e descontração, PSOFriends irá ajudar a sociedade a perceber e a sentir que a psoríase não é contagiosa, não é descuido, não é desleixo”, refere o presidente da PSOPortugal, Jaime Melancia, realçando que a série foi criada para que ninguém se sinta sozinho.
O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.