DGS assina protocolo com UpHill
DATA
20/10/2021 17:15:43
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



DGS assina protocolo com UpHill

O Departamento da Qualidade da Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS) e a UpHill estabeleceram, hoje, uma parceria para otimizar e modernizar o processo de recolha de evidência científica e divulgação de normas clínicas.

O protocolo entre a DGS e a UpHill, assinado no âmbito do Dia Mundial dos Cuidados de Saúde Baseados na Evidência, agrega as normas clínicas – documentos que orientam a prestação de cuidados a nível nacional e estabelecem quais os procedimentos mais indicados ao diagnosticar e tratar uma doença –, que passam a estar disponíveis em formato digital e interativo para promover a sua utilização e aplicação.

“Divulgar e tornar acessível informação rigorosa para apoiar a decisão clínica acrescenta valor e transforma a prestação de cuidados. Queremos fortalecer a metodologia de aplicação da evidência científica ao contexto nacional através de documentos mais robustos, mais digitais e mais acessíveis. Com esta parceria estamos também a desenhar o futuro da qualidade na saúde em Portugal”, explica Válter Fonseca, diretor do Departamento da Qualidade em Saúde da DGS.

Por seu lado, o cofundador e diretor de parcerias da UpHill, Luís Patrão, afirma que esta parceria pretende “facilitar o acesso a conhecimento médico selecionado e estruturado, de forma rápida”, constituindo um grande benefício para o dia a dia em saúde.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas