DGS lança manual para harmonização de refeições hospitalares no SNS
DATA
27/10/2021 14:35:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




DGS lança manual para harmonização de refeições hospitalares no SNS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou o “Manual de Dietas Hospitalares”, que pretende harmonizar refeições hospitalares e nomenclaturas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e contribuir para a racionalização de recursos e recuperação dos doentes.

 

Segundo comunicado da DGS, “a contratação de serviços alimentares pelos hospitais do SNS deve estar em conformidade com o estabelecido no manual”. “Apesar de a maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, este diferia de hospital para hospital no que respeita à nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas quantidades utilizadas”, pode ler-se.

Salienta-se ainda que “esta situação tinha implicações nos custos e gestão dos processos, tornando-se estratégica a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalar a nível nacional”.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas