Mais de metade dos portugueses avalia positivamente o SNS
DATA
03/11/2021 11:23:56
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Mais de metade dos portugueses avalia positivamente o SNS

Um estudo promovido pelo Movimento Saúde em Dia e realizado pela GFK Metris averiguou que 56% dos portugueses avaliam positivamente o Serviço Nacional de Saúde. Foram realizadas mil entrevistas entre 20 de setembro e 6 de outubro de 2021.

No entanto, 37% dos inquiridos identificam a falta de profissionais de saúde como um dos principais problemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e 28% consideram o tempo de espera para marcação de atos médicos como outro obstáculo.

Relativamente aos hospitais públicos vs. hospitais privados, os primeiros recebem uma avaliação global superior. De forma a colmatar esta diferença, 9 em cada 10 portugueses são favoráveis à criação de parcerias entre o SNS e os privados para reencaminhar doentes nos casos em que o SNS não tem capacidade de resposta em tempo útil.

Os resultados foram apresentados hoje durante uma sessão pública na Ordem dos Médicos.

O Movimento Saúde em Dia é constituído pela Ordem dos Médicos, pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e pela Roche.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas