Vantagens e desvantagens do Médico de Família
DATA
03/11/2021 16:08:40
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Vantagens e desvantagens do Médico de Família

Um estudo promovido pelo Movimento Saúde em Dia e realizado pela GFK Metris concluiu que os utentes destacam como vantagens a relação pessoal continuada e a proximidade que criam com o Médico de Família (MF). Relativamente às desvantagens, destacam-se o tempo de espera e a dificuldade em contactar o centro de saúde.

Das mil entrevistas realizadas entre 20 de setembro e 6 de outubro de 2021, 55% e 41% assumiu que as principais vantagens em ter MF é o “atendimento personalizado” e a “proximidade”, respetivamente. Por outro lado, em relação às desvantagens, 48% aponta o “tempo de espera para marcar consulta” e 30% a “dificuldade em contactar o centro de saúde por telefone”.

No que diz respeito à frequência de visitação do MF, os utentes mais jovens tendem a recorrer ao MF apenas uma vez por ano ou ainda menos. Já os utentes idosos visitam o seu médico duas a quatro vezes por ano.

Os resultados foram apresentados hoje durante uma sessão pública na Ordem dos Médicos.

O Movimento Saúde em Dia é constituído pela Ordem dos Médicos, pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e pela Roche.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas