A Associação das Doenças da Tiroide (ADTI) alerta para o facto das doenças desta índole, apesar de serem mais frequentes nas mulheres, também podem atingir os homens. Diminuição da líbido, disfunção erétil, atraso na ejaculação e alterações dos espermatozoides são alguns dos problemas associados a estas patologias, que podem ser responsáveis pela infertilidade masculina.
A probabilidade das mulheres desenvolverem problemas de tiroide é cinco a oito vezes superior à dos homens, mas os sintomas são semelhantes.
Os homens também devem estar atentos a sintomas como “cansaço, apatia, sonolência ou insónias, alterações de humor, oscilações de peso e queda de cabelo”, alerta a médica endocrinologista e membro do Conselho Consultivo/ Científico da ADTI, Inês Sapinho. Além disso, “o aparecimento de um nódulo no pescoço também não deve ser ignorado”, acrescenta.
Segundo a especialista, “os homens ainda não estão tão familiarizados com estas doenças e, sobretudo, com o impacto que estas podem ter na sua qualidade de vida”.
A ADTI pretende sensibilizar a população para este tema e fomentar a educação para a saúde, disponibilizando informação clara e concisa sobre as doenças da tiroide e as suas manifestações.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.