Alteração do estilo de vida na pandemia pode aumentar o risco de diabetes
DATA
12/11/2021 09:57:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Alteração do estilo de vida na pandemia pode aumentar o risco de diabetes

Um inquérito realizado a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, revela que seis em cada 10 portugueses (61%) alteraram os seus hábitos alimentares durante a pandemia, o que pode aumentar o risco de diabetes.

Os inquiridos relataram que ingeriram mais alimentos ricos em gordura e açúcar (14%) e realizaram “muito menos” exercício físico (36%) durante a pandemia, explicado pelo facto de terem passado mais tempo em casa (65%) e de se sentirem com mais stress e ansiosos (26%).

O inquérito, realizado pelo YouGov e que recolheu as opiniões de cidadãos de Portugal, Brasil, México, Indonésia, China, Vietname, Rússia, Emirados Árabes Unidos, entre os dias 10 e 23 de setembro de 2021, revelou também que as principais fontes de informação dos portugueses sobre as formas de reduzir o risco de diabetes tipo 2 eram os profissionais de saúde (87%), a Internet (40%) ou livros (30%).

Os portugueses sabem que a história familiar de diabetes é um fator de risco para a doença (70%) e que a obesidade pode causar diabetes (72%), assim como a ingestão de alimentos com elevado teor de açúcar (76%). No entanto, a grande maioria (75%) não presta atenção às listas de ingredientes no momento da compra dos alimentos.

“Enquanto o mundo continua a navegar a pandemia de COVID-19, precisamos garantir que as pessoas estão cientes de que há escolhas associadas ao seu estilo de vida que podem reduzir o risco de desenvolver diabetes. Estes resultados mostraram que as restrições causadas pela pandemia tiveram um grande impacto no nosso estilo de vida, de uma forma que pode influenciar o risco de desenvolver a doença. É, por isso, essencial sensibilizar para as mudanças positivas ao alcance de todos para viver uma vida mais saudável e ativa”, refere o diretor-geral da Merck Portugal, Pedro Moura.

Este inquérito surge numa altura em que a Federação Internacional de Diabetes assinala o Dia Mundial do Diabetes com a sua campanha para melhorar o acesso aos cuidados com a doença e destaca a necessidade de mais ações para prevenir e tratar as suas complicações.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.