Campanha alerta para utilização excessiva de antibióticos

A campanha da Pfizer Portugal “Tome a atitude certa”, que conta com o apoio do Grupo de Infeção e Sépsis (GIS) e da Ordem dos Farmacêuticos, pretende alertar para a utilização excessiva ou incorreta dos antimicrobianos.

Este alerta surge devido ao facto de um terço da população portuguesa ainda tomar os antibióticos de forma inadequada, conforme comunicado enviado. Em Portugal, assim como no resto do mundo, o consumo inapropriado de antibióticos é apontado como um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias resistentes.

Caso se mantenha esta tendência, estima-se que em 2050 os problemas relacionados com a resistências dos mesmos vão matar mais do que o cancro.

Esta campanha surge no âmbito da Semana Mundial de Consciencialização Sobre o Uso de Antimicrobianos, marcada para o período entre os dias 18 e 24 de novembro. Tem como público-alvo decisores políticos, administradores hospitalares, médicos e enfermeiros, farmacêuticos, comunicação social e público em geral.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas