Sistema de tomografia computadorizada com IA pode reduzir em 21% o tempo dos exames
DATA
18/11/2021 14:23:27
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Sistema de tomografia computadorizada com IA pode reduzir em 21% o tempo dos exames

A GE Healthcare vai lançar o Revolution Ascend, um sistema de tomografia computadorizada que, graças à aplicação de inteligência artificial (IA), pode reduzir em um quinto o tempo necessário para realizar um exame de TAC.

O novo sistema simplifica os processos com uma nova “suite” de IA que reduz 66% o número de cliques necessários para realizar um TAC e otimiza a configuração do alcance do scan, a dose de radiação e a qualidade de imagem para cada paciente.

“A parte mais demorada num TAC não é o scan em si, mas os restantes procedimentos", explica o diretor de operações clínicas na Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, Timothy P. Szczykutowicz.

Sublinha ainda que “num típico exame de 10 a 30 minutos, o scan leva apenas uns minutos sendo o resto do tempo dedicado ao posicionamento do paciente e a identificação dos protocolos e configurações corretas, para além da reconstrução das imagens e da realização do relatório. Historicamente, são processos manuais sujeitos a erro humano e a IA oferece novas oportunidades para automatizar os fluxos de trabalho e acelerar os exames com os mesmos ou melhores resultados”.

Já o diretor geral da GE Healthcare em Portugal, Rui Costa, refere que “são estes benefícios para os profissionais de saúde, como a facilidade de utilização, a precisão no diagnóstico, a comodidade e rapidez dos procedimentos para os pacientes, em suma, benefícios para todo o sistema de saúde” que levaram a lançar este equipamento em Portugal.

A apresentação teve lugar em Portugal, durante o XIX Congresso Nacional da Associação de Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear (ATARP).

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas