Hospital Lusíadas Lisboa realiza primeira cirurgia robótica
DATA
23/11/2021 17:47:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Hospital Lusíadas Lisboa realiza primeira cirurgia robótica

Foi a Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Lusíadas Lisboa que se estreou este mês com uma cirurgia robótica. Esta é uma técnica que combina a cirurgia minimamente invasiva tradicional, como a laparoscópica, com a utilização de um dispositivo robotizado.

“Houve uma aposta muito importante na formação e na integração de um conjunto vasto de especialidades, desde a cirurgia torácica, a urológica, a ginecológica ou a cirurgia geral, que inclui a parte colorretal que é frequentemente utilizada”, frisou o coordenador da Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Lusíadas Lisboa, Nuno Figueiredo.

Segundo o hospital, com esta técnica cirúrgica, “os doentes não só têm uma recuperação mais rápida e com menos dor, como a própria cirurgia – devido ao menor número de incisões – reduz as hipóteses de infeções no pós-operatório, com cicatrizes mais pequenas e menos tempo de internamento”.

É através do sistema Da Vinci, a plataforma robótica que permite este tipo de intervenções, que a Lusíadas Saúde aposta nesta abordagem cirúrgica, que pode ser aplicada em várias áreas, sendo recomendável para o tratamento do cancro da próstata ou do reto, em cirurgias urológicas ou gastrointestinais.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas