Lisboa vai receber a reunião mundial de médicos de família em 2025
DATA
24/11/2021 09:45:28
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Lisboa vai receber a reunião mundial de médicos de família em 2025

Portugal foi o País escolhido para acolher, em 2025, a 25.ª Conferência Mundial da WONCA (entidade que congrega as associações e colégios de Medicina Geral e Familiar dos cinco continentes). O evento, programado para o Centro de Congressos de Lisboa e com datas iniciais sugeridas pela organização a apontarem para os dias 18 a 21 de setembro de 2025, resulta de um projeto conjunto da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e da Região Europeia da WONCA.

“É com enorme alegria que a APMGF recebeu a notícia de que irá organizar, em conjunto com a WONCA Europa, a conferência mundial da WONCA em 2025. A organização do congresso mundial de MGF em Lisboa representa um marco importantíssimo para a MGF portuguesa, traduzindo o reconhecimento do trabalho feito por tantos ao longo das últimas quatro décadas e contribuindo de forma indelével para a valorização da especialidade no nosso País”, frisa o presidente da APMGF e co-chair da conferência, Nuno Jacinto.

“O desafio é grande, mas, como sempre, estaremos à altura das expectativas. Honrando a confiança que em nós depositaram, iremos organizar um evento de enorme qualidade, participativo e integrador, que será marcante para a MGF a nível global”, acrescenta.

Sublinha ainda que “um dos trunfos da organização será, de facto, a larga experiência na execução de eventos científicos de grande dimensão, uma vez que a Região Europeia da WONCA promove com regularidade encontros que envolvem largas centenas ou milhares de participantes, o mesmo sucedendo com a APMGF, que aliás realizou com assinalável sucesso o congresso europeu da WONCA em 2014, igualmente na Cidade de Lisboa”.

A organização acredita que esta conferência poderá trazer até à capital aproximadamente quatro mil participantes. A iniciativa será 100% paper free, apostando em suportes integralmente digitais e contará também com a participação ativa em diversas sessões de associações e grupos europeus de doentes e familiares.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas