×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Requisitos do uso de extratos vegetais em Dermocosmética abordados em simpósio
DATA
29/11/2021 10:27:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Requisitos do uso de extratos vegetais em Dermocosmética abordados em simpósio

O primeiro simpósio dedicado à dermocosmética vegetal, que ocorreu a 20 de novembro, teve como principal objetivo contribuir para uma melhor informação relativamente à utilização dos produtos que têm como base extratos vegetais. Foi abordada, ainda, a importância de serem conhecidos os aspetos regulamentares relacionados com as normas em vigor para que o produto possa ser “BIO”.

Ao longo da palestra, em que se pretendeu demonstrar o compromisso da Pierre Fabre relativamente à dermocosmética vegetal, foram apresentados os cinco objetivos da farmacêutica: inovação, proteção, garantia, respeito e envolvência. A marca A-DERMA foi apresentada como exemplo desta missão.

A palestrante Helena Margarida Ribeiro, professora associada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, expôs o enquadramento normativo e regulamentar aplicado aos produtos à base de extratos vegetais. Salientou também a necessidade de ensaios que assegurem não só a eficácia, mas também a segurança deste tipo de ingredientes.

Apresentou, ainda, os requisitos que os extratos vegetais devem cumprir, nomeadamente a origem (fornecedor e análises genéticas de confirmação de género e espécie); controlo (qualidade, rastreabilidade botânica e screening fotoquímico) e, por fim, extração (processo e solvente). Referiu também a necessidade de transparência e rigor na rotulagem desta classe de produtos.

Por outro lado, a dermatologista Virgínia Sousa fez um resumo do uso de extratos vegetais pela dermatologia e pelos médicos em geral, ao longo da história. Segundo a especialista, é fundamental que se aposte na literacia acerca deste tema, devido à quantidade de informação que se encontra acessível ao consumidor. Também assinalou ser importante que o médico conheça os produtos disponíveis com uma informação científica e credível, para poder garantir a segurança do seu doente.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas