CHUSJ lança primeira zona tecnológica de emergência médica no país
DATA
02/12/2021 10:05:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


CHUSJ lança primeira zona tecnológica de emergência médica no país

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai lançar a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) de emergência médica, que permitirá uma resposta mais rápida e “afirmar Portugal internacionalmente” na tecnologia para a saúde.

“Pretende-se encontrar novas soluções de base tecnológica, de forma a tornar mais rápida a resposta em situações de emergência, bem como afirmar Portugal internacionalmente como um espaço preferencial de teste e experimentação de novos conceitos de operação, tecnologias e serviços para a área da Saúde”, explica o CHUSJ, em nota de imprensa a que a agência Lusa teve acesso.

Esta solução pioneira no país “resulta da combinação de valências dos setores da mobilidade e da aeronáutica, em torno do conceito Mobilidade Aérea Avançada, uma área emergente da indústria aeronáutica que pressupõe a utilização de veículos aéreos de descolagem vertical, incluindo drones”, esclarece o hospital.

“O objetivo é testar e experimentar o transporte de carga e de passageiros, caso do transporte de órgãos ou de medicamentos, numa abordagem integrada entre meios físicos de mobilidade aérea e terrestre, conectividade entre os vários meios e plataformas computacionais para gestão das operações que permitam, com base nos dados recolhidos, desenvolver modelos inteligentes de otimização de recursos e rotas”, acrescenta.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, “integrar um projeto desta dimensão e complexidade tecnológica é uma oportunidade única para fazer parte de um ecossistema de parceiros de áreas tão distintas como são a ciência, a tecnologia e a indústria”.

A ZLT desta unidade hospitalar será gerida com o apoio do 4LifeLab, “um laboratório colaborativo de dispositivos e sistemas para emergências médicas que conta com parceiros como o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto”.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas