3,8 milhões de portugueses tomaram medicamentos para a constipação ou gripe em 2020
DATA
02/12/2021 14:23:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



3,8 milhões de portugueses tomaram medicamentos para a constipação ou gripe em 2020

Um estudo TGI da Marktest demonstrou que 3,8 milhões de portugueses tomaram medicamentos para a constipação ou gripe em 2020, número este inferior ao dos anos anteriores.

Os dados referem que “3,8 milhões dos inquiridos com 15 e mais anos residentes em Portugal Continental, tomou medicamentos para a constipação e/ou gripe, nos últimos 12 meses, o que corresponde a 44.7%, um valor 21.6% inferior ao registado na vaga global de 2019”.

Contudo, apesar das mulheres e os indivíduos entre os 25 e os 34 anos e os indivíduos entre os 45 e 64 anos apresentem “taxas acima da média”, é por região que se revelam “maiores diferenças no consumo deste tipo de medicamento”, com especial destaque para o Grande Porto, que apresenta uma percentagem bastante acima da média, 56.2%.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.