OM requer que DGS publique parecer sobre vacinação das crianças
DATA
10/12/2021 09:35:16
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




OM requer que DGS publique parecer sobre vacinação das crianças

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) enviou um ofício à diretora-geral da Saúde, a requerer acesso ao parecer que sustentou a decisão da Comissão Técnica de Vacinação. Este pedido surge na sequência do anúncio, por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), relativamente à recomendação da vacinação contra a COVID-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos.

“A OM tomou conhecimento, através da comunicação social, da decisão tomada pela DGS e considera que o parecer deve ser do conhecimento desta associação pública profissional, mas também de todos os cidadãos. A confiança das populações nas instituições é crítica para o sucesso no combate à pandemia e para a própria democracia, e a transparência na vacinação das crianças é crucial para que os pais possam tomar decisões informadas”, explicou Miguel Guimarães, conforme se lê no site oficial da OM.

“Entendemos também que esta decisão deve ser acompanhada da divulgação de mais dados sobre a real situação da pandemia no nosso país, o que passa por saber o impacto do vírus na população pediátrica entre os 5-11 anos, tanto em termos de número de infeções como de internamentos, eventuais mortes e sequelas”, reforça o bastonário.

Lamenta ainda que, mais uma vez, o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida não tenha sido ouvido.

As certezas enganadoras sobre os Outros
Editorial | Mário Santos
As certezas enganadoras sobre os Outros

No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: