De forma a celebrar o Dia da Comunidade, que este ano assinala os 25 anos da fusão entre a Sandoz e a Ciba-Geigy, que deu origem à Novartis, mais de uma centena de colaboradores da farmacêutica em Portugal aceitaram o desafio de cozinhar para a comunidade.
Num encontro virtual, os colaboradores da Novartis, cada um na sua cozinha e sob as orientações em direto do Chef Chakall, prepararam duas receitas, que originaram mais de 700 refeições. Estas foram entregues pessoalmente por cada colaborador em 42 núcleos da Refood.
“O Dia da Comunidade é celebrado anualmente através de uma ação que nos junta e fortalece como equipa, mas que simultaneamente se materializa em algo que oferecemos à comunidade. Este ano, ainda marcado pela pandemia, mantivemos o foco da nossa intervenção em colmatar carências alimentares na comunidade. E se há algo que ficou ainda mais evidente durante a pandemia é o poder da colaboração que uniu todos os colaboradores em torno deste desafio e que uniu a Novartis à Refood”, refere a diretora Comunicação e Relação com Associações de Doentes da Novartis, Patrícia Adegas.
Também segundo o fundador da Refood “a forma como a Novartis se envolveu nesta iniciativa ajuda-nos a ir ao encontro do nosso objetivo de levar alimentos a quem mais precisa, mas simultaneamente ajuda-nos a transformar o nosso mundo, trazendo mais pessoas para a nossa esfera de atuação.”
Nas palavras do Chef Chakall “cozinhar em conjunto é um processo de partilha, que ganhou aqui um outro significado ao podermos ajudar as famílias apoiadas pela Refood. Foi muito gratificante. Procurámos ter receitas que fossem consensuais e nutritivas, que reconfortassem”, agradecendo à Novartis “a oportunidade de fazer parte deste projeto”.
Ainda relacionado com esta iniciativa, a Novartis reforçou o contributo dos colaboradores através da aquisição de 1.500 cabazes de alimentos para doação a famílias em situação de carência económica à Semear – Terra de Oportunidades, uma associação de cariz social que tem como propósito empregar pessoas com deficiência e combater o desperdício alimentar. Os 1.500 cabazes produzidos pela Semear serão entregues, ao longo de 3 meses, à Câmara Municipal de Oeiras no âmbito do programa Rede Oeiras Solidária e à Refood Carnaxide, destinando-se a apoiar na alimentação das famílias identificadas pelas duas organizações.
A presidente da Semear, Joana Santiago, considera que “o apoio dos nossos parceiros permite-nos crescer em conjunto, tornando a inclusão um benefício comum. Acreditamos que juntos podemos criar uma sociedade sem margens para fenómenos como a indiferença ou a exclusão social.”
Em concordância, a vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, Teresa Bacelar, “é muito importante para o desenvolvimento do programa Rede Oeiras Solidária a participação das empresas que atuam na nossa região. Estas parcerias unificam e fortalecem o nosso concelho”.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.