HDS usa “realidade assistida” para apoiar formação em cirurgia

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recorreu à utilização de óculos de realidade assistida (Rod&Cones) para apoiar a sua formação em cirurgia colorretal minimamente invasiva. Esta técnica permitiu interação e transmissão para um grupo de profissionais à distância. Além de som, são partilhadas imagens da torre de laparoscopia 3D e da sala operatória.

Segundo o site oficial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), esta utilização por parte dos profissionais do Centro de Referência em Cirurgia do Cancro do Reto decorreu numa ação de formação dirigida a enfermeiros e cirurgiões do Hospital de Beja, liderada pelo diretor do Serviço de Cirurgia Geral do HDS, Luís Ferreira.

Segundo o HDS, “este tipo de formação permite intervenção de um maior número de profissionais com ganhos substanciais em capacidade formativa.”

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.