A marcação para a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 já está disponível para pessoas com 50 ou mais anos e para vacinados com a Janssen, há 90 ou mais dias, com 30 ou mais anos. Estas pessoas podem fazer a marcação através do portal do autoagendamento, esclarece o comunicado divulgado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
“Recorda-se que está também em funcionamento a modalidade ‘casa aberta’, que permite a vacinação de reforço das pessoas com 60 ou mais anos contra a COVID-19 e/ou contra a gripe e das pessoas com 40 ou mais anos que foram vacinadas com a vacina da Janssen há 90 ou mais dias”, pode ler-se no mesmo.
As autoridades de saúde alertam os utentes que devem consultar os horários antes de se dirigirem a um centro de vacinação, lembrando que os períodos da tarde “têm geralmente menos afluência”.
O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.