Psoríase e a relação com a reumatologia
DATA
07/01/2022 09:22:09
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Psoríase e a relação com a reumatologia

O novo episódio de Skin Partners, o podcast que dá voz à pele, irá abordar o envolvimento extra-cutâneo da psoríase, nomeadamente a artrite psoriática.  Uma vez que as manifestações cutâneas são a parte mais visível da psoríase, por vezes, pode existir uma certa tendência em desvalorizar as comorbilidades associadas a esta patologia. No entanto, cada vez há mais equipas multidisciplinares, compostas por dermatologistas e reumatologistas, que acompanham os doentes.

Para esta conversa dão o seu contributo o médico dermatologista e investigador no Hospital CUF Descobertas Pedro Mendes Bastos e a reumatologista no Hospital CUF Descobertas Patrícia Nero, que irão ajudar a compreender a evolução da doença psoriática e os desafios que se colocam aos profissionais de saúde que acompanham os doentes psoriáticos.

“A artrite psoriática é uma comorbilidade que pode ter um certo paralelismo com a pele ou não. O doente geralmente começa com manifestações cutâneas antes de desenvolver sintomas nas articulações, nos tendões, mas o contrário também pode ocorrer”, explica Pedro Mendes Bastos, acrescentando que existem outras comorbilidades associadas à doença psoriática, como as comorbilidades cardiometabólicas e psiquiátricas.

Patrícia Nero chama a atenção para o facto de “cerca de 50% dos doentes que vem a ter artrite psoriática, ao fim de dois anos de evolução de doença, têm já danos irreversíveis nas articulações, que pode ser evitado, se começarmos um tratamento precoce”. Diz, ainda, que “é necessária uma estreita colaboração” entre reumatologistas e dermatologistas.

Aceda aqui ao podcast.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas