Hospital de São João no Porto realizou 53.720 cirurgias em 2021
DATA
07/01/2022 12:48:42
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Hospital de São João no Porto realizou 53.720 cirurgias em 2021

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, realizou 53.720 cirurgias em 2021, um “marco na sua história” dado ser o maior número de doentes operados em 63 anos, anunciou.

“Este resultado constitui o maior número de doentes operados em 63 anos, representando 8 a 10% de toda a produção nacional cirúrgica convencional programada”, esclareceu a unidade hospitalar, em nota enviada.

Sublinhou ainda que com “a suspensão da atividade eletiva não urgente e a reabertura dos centros de saúde, o hospital anteviu um aumento da pressão, antecipou a resposta e criou circuitos que permitissem o tratamento de todos os doentes COVID e não COVID”.

“Terminámos 2021 com um aumento de 17% das cirurgias realizadas, correspondendo a mais 7.898 cirurgias face a 2020. Houve uma redução significativa da mediana de espera para 1,5 meses e, pela primeira vez, a resolução de todos os doentes a aguardar cirurgia há mais de um ano, sendo que 94% dos doentes foram operados dentro do Tempo Máximo de Resposta Garantidos”, frisou a diretora da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Cirurgia do CHUSJ, Elisabete Barbosa, citada na nota de imprensa.

O centro hospitalar registou também, em 2021, uma melhoria dos indicadores relacionados com o tempo e qualidade de resposta aos doentes oncológicos em estádios mais avançados por atraso no diagnóstico.

A diretora da Unidade Autónoma de Gestão de Cirurgia ressalvou ainda que, apesar da pressão da pandemia, o centro hospitalar realizou cirurgias “inovadoras e diferenciadas ao nível de centros mundiais de referência”.

“Fomos procurados por doentes e instituições para resolução dos casos mais complexos”, finalizou.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas