1,8 ME para avaliação e financiamento dos Centros Académicos Clínicos
DATA
11/01/2022 13:49:18
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


1,8 ME para avaliação e financiamento dos Centros Académicos Clínicos

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu as candidaturas à primeira avaliação externa e internacional dos Centros Académicos Clínicos (CAC), que tem em vista garantir a implementação das melhores práticas internacionais no desenvolvimento da atividade conjunta dos seus membros. A dotação orçamental afeta a este primeiro programa de avaliação e financiamento é de 1,8 milhões de euros, tendo como limite o valor de 200 mil euros a atribuir a cada CAC.

A avaliação externa dos CAC é coordenada pela FCT, que delegou a realização do processo de avaliação na Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) conjuntamente com a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS), em estreita articulação com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Direção-Geral da Saúde (DGS) e ouvido o Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos (CNCAC).

Atualmente existem nove CAC em operação em Portugal, dois em Lisboa e no Porto, e um em Coimbra, Braga, Covilhã, Algarve, Aveiro. Todos os CAC constituídos até ao início de março podem submeter-se a este programa e a avaliação externa passará a ser realizada em intervalos de quatro anos.

As candidaturas serão avaliadas com base em três critérios, o mérito da articulação institucional, a valorização da colaboração e a organização colaborativa. Podem ser propostos para financiamento os CAC que obtiverem a classificação global de “Muito Bom”, “Bom” ou “Suficiente”, quando justificado em proposta específica do painel de avaliação.

A submissão de candidaturas vai decorrer até 11 de março de 2022.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas